Conheça aplicativo que quer auxiliar pais e profissionais nos cuidados com crianças autistas

O app ALLtism foi desenvolvido por uma startup acelerada no Samsung Creative Startups e com passagem pelo Ocean. Abril é o mês de conscientização sobre o autismo

Postado em 2 de abril de 2020

Desde 2008, 2 de abril é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. O assunto ganhou visibilidade nos últimos anos e expôs a dificuldade de pais, mães e professores para encontrar métodos de desenvolvimento de crianças sob o espectro do autismo. Foi para tentar ajudar a cobrir essa lacuna que foi desenvolvido o projeto ALLtism.
O ALLtism é um aplicativo que está sendo desenvolvido pela Muhde, startup acelerada na quarta edição do Programa Samsung Creative Startups. Os envolvidos no projeto estão imersos em pesquisas com psicólogos e terapeutas ocupacionais para criar uma plataforma de integração entre esses profissionais e quem cuida diariamente da formação das crianças autistas.
O aplicativo será uma extensão do tratamento, contendo atividades que poderão ser realizadas fora do ambiente clínico. Os especialistas, que podem ser também fonoaudiólogos ou fisioterapeutas, terão acesso ao desenvolvimento das crianças e poderão compartilhar impressões e melhorias com os pais.
“Começamos a desenvolver esse programa na virada de 2017 para 2018, no Samsung Ocean, em Manaus. Era um programa da Samsung, que reunia profissionais das áreas de tecnologia e saúde para criar soluções integradas. O autismo nos chamou atenção e levamos isso adiante. Conversamos com psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais para saber mais sobre o autismo, até que uma psicóloga nos mostrou uma planilha de atividades que uma mãe fazia com a filha. Pensamos então em colocar em um aplicativo essas atividades. Foi a partir dessa conversa que surgiu essa ideia”, conta Juliane Silva, CEO da Muhde.
Além de Juliane, o ALLtism está sendo desenvolvido por mais cinco pessoas, com o apoio de duas psicólogas. O grupo passou pelo processo de formação do Samsung Ocean e depois levou o projeto para outro programa oferecido pela Samsung, o Creative Startups, em maio do ano passado. Em janeiro de 2020, a empresa foi graduada após um período de treinamento, mentoria e aprimoramento. O próximo passo é concluir uma versão prévia do aplicativo para testar com pais e profissionais.
“A ideia vem sendo bem recebida tanto pelos especialistas quanto pelos pais. Do lado dos profissionais, eles sempre destacam como muitos pais veem neles uma solução, e não alguém para fazer um trabalho em conjunto. As crianças chegam a passar duas ou três horas em uma clínica, mas o tratamento precisa ter sequência em casa com os pais. E os pais também gostaram porque conseguirão se organizar melhor. Antes, eles dependiam muito da fala dos profissionais e com um aplicativo poderão acompanhar melhor o desenvolvimento das crianças”, aponta Juliane Silva.
Atingir áreas de interesse e responsabilidade social sempre esteve nas premissas dos programas de inovação da Samsung. Ver o ALLtism ganhar espaço após passar por todo o processo de desenvolvimento, no Samsung Ocean, e aceleração, no Samsung Creative Startups, é saber que os objetivos estão sendo atingidos.
“Projetos como o ALLtism e outros que endereçam causas sociais e de saúde por meio da tecnologia, empoderando usuários e pacientes a utilizar a tecnologia em prol de tratamento e busca de conhecimento, são importantes por democratizar um tratamento ou a busca por mais informações com uma tecnologia acessível como um smartphone”, exalta Paulo Quirino, Coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.
Quirino ainda explica como esses programas oferecidos pela Samsung podem ajudar outras startups que enveredam pela causa social a crescer: “A Samsung com as unidades do Ocean em São Paulo, na USP, e em Manaus, na UEA, fornece gratuitamente cursos em áreas técnicas e programas para incentivar o desenvolvimento de soluções utilizando plataformas e ferramentas da empresa, e fomentar a criação de empresas de base tecnológica. E o Samsung Creative Startups, por meio de chamadas anuais, seleciona projetos para aceleração aportando até R$ 200 mil por startups livres de equity para que os empreendedores aprimorem seus produtos e serviços”.

Compartilhar

Outros Posts