Conheça 4 empresas fundadas ou lideradas por mulheres

Fundado pela ONU, no dia 19 de novembro é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino

Postado em 14 de novembro de 2019

 

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 19 de novembro é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino. A data tem como objetivo valorizar e incentivar as mulheres empreendedoras. Apesar dos avanços no campo de equidade de gênero no mercado de trabalho, ainda é baixo o número de mulheres a frente de cargos de liderança na empresas do Brasil. Segundo o levantamento Panorama Mulher 2019, organizado pela Talenses consultoria e pelo Insper, apenas 13% das empresas do país tem lideranças femininas.

Conheça algumas empreendedoras que vão na contramão das estatísticas:


• Luanna Toniolo, fundadora da TROC, maior brechó online do País
Luanna Toniolo Domakoski (32) é mãe de dois filhos, empreendedora e fundadora da TROC, maior brechó online do Brasil. Advogada e especialista em Direito Tributário, sempre foi apaixonada pelo universo da Moda. Em 2015, ela e o marido foram morar em Boston (EUA), para desenvolvimento de um MBA. Como projeto de finalização do curso, analisaram inúmeros mercados e foi no de second hand que se encontram, e, mais do que um trabalho, iniciaram um novo empreendimento. Mais do que permitir que todas as usuárias tenham acesso aos produtos que sempre sonharam, a startup tem como objetivo educar as brasileiras para que cada vez mais apostem na economia circular. A alta taxa de recorrência mostra que o empreendimento está no caminho certo. Segundo Luanna, quem conhece a TROC começa a confiar na peças de segunda mão, entende que essa é uma alternativa e que a roupa usada não é mais um tabu. O trabalho da Luanna na TROC inclui definir e coordenar todas ações de vendas e o posicionamento de marca da empresa. Hoje, a TROC realiza em média 2.000 pedidos por mês e tem mais de 4.000 lojinhas ativas no site, conta com um acervo de mais de 40.000 itens e já vendeu mais de 80.000 peças.

 

• Paula Gusmão, CEO da eÓtica, maior e-commerce de óculos do Brasil
Paula Gusmão é CEO da eÓtica, maior e-commerce de óculos do Brasil. Formada pela Fundação Getúlio Vargas em Administração e pela Stockholm School of Economics na Suécia, ela tem mestrado na Universidade de São Paulo (USP), mas começou sua carreira em uma área bem diferente. Ainda na faculdade, Paula começou a trabalhar na área do mercado financeiro, experiência essa que ela conta ter sido fundamental para formar toda a bagagem e a líder que ela é hoje.
Foi após ter um ano sabático que Paula decidiu mudar de área, foi então que passou por empresas como Netshoes e Grupo Pão de Açúcar, coordenando a equipe de Marketplace e B2B. Com mais de 8 anos no mercado, Paula assumiu o cargo de Diretora Online na ESSILOR Latam no começo de 2017 e hoje está à frente do e-commerce eÓtica.

 

• Priscilla Erthal e Luciane Aquino, líderes de crescimento da Organica
Priscilla Erthal e Luciane Aquino lideram o crescimento sustentável e exponencial de empresas de diversos segmentos pela Organica, aceleradora de negócios. Priscilla tem passagens pela Netshoes, Hotel Urbano e B2W, e já foi eleita, pelo E-Commerce Brasil, como a melhor profissional de vendas do país em 2014. A executiva é co-fundadora e atua na coordenação da Aceleradora Organica. Já a Luciane Aquino, que foi vice-presidente global de Mídia e diretora de Produto Editorial do portal Terra e, atualmente, é sócia da empresa, é responsável pela aceleração de inovação e portfólio de produtos dos clientes, e comanda um dos braços da organização, que se chama Experiência Organica. Seu desafio é acelerar a cultura centrada no cliente. Já passaram mais de 70 marcas pelos portfólio da aceleradora, entre elas nomes como MaxMilhas (Melhor startup 2017), Méliuz (Melhor startup 2016), Dr. Consulta (Empresa de maior impacto 2017), GetNinjas (eleita pela Forbes uma das empresas mais promissoras do país), Mercado Bitcoin, Rock Content, Banco Votorantim, Enjoei, Banco Modal, Banco Olé (Grupo Santander) e Oi.

 

• Fernanda Lobão, CMO da Go4it e CEO de Final Level, maior plataforma de entretenimento gamer do País
Fernanda Lobão é co-fundadora e CMO da Go4it, company builder que cria e investe em negócios proprietários em esportes e games e CEO da Final Level, maior plataforma de entretenimento gamer do País. A executiva é graduada em Administração e pós-graduada em Marketing & Gestão de Produtos e acumula 16 anos de experiência em grandes organizações, como Grupo Oi e SporTV, também liderou a construção da plataforma esportiva da Embratel/Claro e a proposta de marketing vencedora do BID de Telecom para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e todo o planejamento estratégico de ativação. No grupo, estruturou a unidade de negócios de venture building que tem como principais ativos o Prêmio eSports Brasil, maior premiação de esportes eletrônicos da América Latina.

Compartilhar

Outros Posts