Conexão em meio à crise
Surpreender o cliente despertando nele uma emoção que o faça lembrar sempre da sua marca vai muito além de um bom atendimento
Postado em 13 de maio de 2020
O que o comércio varejista pode aprender com a crise atual? Não se falou em outra coisa durante esses meses no mundo todo. O que parecia ser um ano cheio de oportunidades e expectativas no varejo em geral tomou um caminho totalmente inverso que jamais poderíamos imaginar.
Até o momento que escrevo essa matéria somam-se 600 mil micro empresas fechadas no Brasil. Independente da situação atual precisamos sobreviver, pensar de maneira positiva e, como bons brasileiros, buscarmos possibilidades que nos façam aprender em meio à crise para voltarmos ainda mais certos de que venceremos essa fase, afinal, abrir um negócio no Brasil nunca foi fácil, mas manter-se aberto é realmente o maior desafio.
Uma das palavras que tenho escutado com frequência durante essa fase é CONEXÃO. Assim como famílias perderam a possibilidade de estarem juntas e conviver num mesmo ambiente, varejo, profissionais de serviços, academias, hotéis e todo tipo de atendimento físico tiveram que reagendar ou até cancelar suas vendas e atendimentos.
Mas este cenário atual reforça algo que bons profissionais de marketing b2b insistem em transmitir aos seus clientes: a conexão da marca com o público é mais importante que a própria venda. A questão não é se as marcas conseguem vender ou atender seu público no lugar físico. A pergunta é: você fideliza o seu público? Eles sentiram a sua falta nesse tempo em que não puderam estar no seu ponto de atendimento?
As respostas a essas perguntas definem a conexão que sua marca tem, ou não, com seu público. É ir além de um bom atendimento, é surpreendê-lo positivamente com ações de marketing que ele nem perceba, mas que trazem resultados comprovados pelos estudos no campo da neurociência. O marketing olfativo transformou-se em uma importante ferramenta na estratégia de diferenciação das empresas, atuando diretamente nas emoções dos clientes e criando experiências fortes e duradouras associadas às marcas.