Comunicação: uma das chaves para a solução

Postado em 30 de abril de 2018

Comunicacao

O professor Peter Drucker (1909-2005) aconselhava fazer, primeiro a coisa certa e, segundo, de modo certo. Muita gente dedica-se à tarefa errada, desperdiçando energia, talento e tempo. Por exemplo, uma das famosas frases: “Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito”.
Muita gente consome esforços na tentativa de provar que um colega está errado ou que não está apresentando o comportamento adequado. Na maioria das vezes, entretanto, isso é completamente irrelevante em relação aos próprios objetivos de carreira e a pessoa continua a fazer esses esforços por “invocação”, capricho, simples inveja ou ira contra o colega.
Fazer a coisa certa exige três condições:
1) Que se descubra o que é certo fazer. A pergunta é: o que pode efetivamente contribuir para a realização de meus objetivos?;
2) Que se tenha autocontrole emocional para eleger o que é certo como meta de carreira;
3) Que se tenha disciplina e perseverança para continuar no caminho certo.
Os desvios custam caro e, na maioria das vezes, por falta comunicação e informação, tomam-se outros caminhos.
Olhe para os lados e veja o velho mundo desabando: antigas lojas de sucesso fechando as portas, profissões outrora importantes desaparecendo, marcas que se vão, ramos empresariais que entram em franca decadência. Mas olhe também para o que não muda, pois o que não muda é o caminho para o mundo novo.
Não muda a necessidade de comunicação. Quem se comunica bem continua tendo mais oportunidade e é chamado para as novas terras. Lembre-se de que a aparente Torre de Babel precisa de pessoas que se aproximem das outras, falem a velha língua das emoções positivas, aglutinem outras, expliquem, deem sentido ao que parece caótico, traga tranquilidade a quem se sente perdido. Sempre que temos algo em comum estamos no mesmo barco.
Invista na comunicação e ela abrirá as portas para você.

Por: Eduardo Prado
Gênesys Organização Contábil
Fone: 4655-4859

Compartilhar

Outros Posts