Como o abuso sexual na infância afeta a vida adulta e como a hipnose pode ajudar?

Postado em 10 de novembro de 2017

abuso-sexual-estupro

O abuso sexual na infância e adolescência está entre os maiores traumas emocionais vividos pela humanidade. No Brasil, os números são alarmantes: quase 60% das queixas registradas pelo Disque 100 estão relacionadas a abusos sexuais de meninas e meninos, mas a realidade não chega nem perto desses números – apesar de altíssimos. A maioria dos casos ainda são subnotificados.

Quando já na fase adulta, as vítimas se deparam com outro problema: sentem vergonha e culpa pelo que passaram e até mesmo criam um bloqueio emocional que as impedem de falar sobre o trauma. As consequências de um abuso sexual ao longo da vida de uma pessoa são muito preocupantes e na maior parte dos casos, inconsciente.

O abuso sexual ocorrido na infância e adolescência tem ligações estreitas com sequelas emocionais na fase adulta e se manifesta de várias maneiras, sendo as mais comum pela depressão, o estresse pós-traumático e a dependência química (uso de drogas e álcool). Além desses, há relação do abuso sexual na infância com disfunções sexuais, transtornos de ansiedade e perturbações do sono.

Os comportamentos mais relatados são sentimentos de baixa autoestima, dificuldades de dizer não, culpa, sensação de descontentamento e/ou raiva com o próprio corpo, impressão de estar “sujo” ou até mesmo pensamentos obsessivos, como lavar-se constantemente; Também é frequente a dificuldade no estabelecimento de relações de confiança com outros indivíduos adultos.

As dificuldades de desenvolvimento emocional em adultos que vivenciaram abuso sexual na infância também se manifestam como dificuldades em dar e receber afeto, alegrarem-se em ocasiões habituais da vida, além de apresentarem desinteresse por atividades recreativas e que propiciem satisfação, demonstrando muitas vezes desinteresse na relação sexual ou algum tipo de dificuldade nessa área da vida.

Como a hipnoterapia ajuda a superar o trauma do abuso sexual?

A mente emocional (sistema límbico) não sabe a diferença do ontem, hoje e amanhã, para a mente emocional tudo é agora. O trauma é uma memória carregada de carga emocional negativa, ou seja, quando nos lembramos de um fato traumático, automaticamente sentimos as sensações, emoções ou sentimentos ruins derivados do trauma. Sendo assim, uma pessoa que já foi abusada, quando se lembra do abuso traz para o presente às mesmas sensações e sentimentos que sentiu por ser abusada no passado. Se fosse somente isso, etária tudo bem bastava apenas não falar, não lembrar o fato que não haveria o problema, mas a mente não funciona assim. Uma vez gerado um trauma a mente cria gatilhos com funções de defesa, que servem de alerta para um possível novo abuso, esses gatilhos fazem a mente acessar a memória traumática e com isso a pessoa traz todas as sensações, emoções e sentimentos ruins contidos na memória.

Então o que fazer?

Como os gatilhos podem ser qualquer coisa externa e até mesmo interna e podem ser mais de um, o segredo está em trabalhar a memória traumática.

A ciência provou que não podemos apagar memórias, mas com a hipnoterapia é possível mudar o significado emocional traumático que está contido na memória, conseguimos neutralizar o trauma e tirar toda a carga emocional ruim e negativa que havia lá.

Neutralizando as emoções, sensações e sentimentos ruins, a memória permanece, mas não será mais traumática, será apenas uma memória como outra qualquer, sem significado emocional algum, será apenas uma lembrança de algo ocorrido para um possível aprendizado, mas não mais trará dor e nem deixará a pessoa presa a essas lembranças.

Eliminando o trauma os gatilhos não ficam mais ativos, sendo assim, o que estava bloqueando, dificultando e limitando a pessoa passa a não acontecer mais, possibilitando avançar no tratamento que consiste em trabalhar a raiva que a pessoa sente pelo abusador e a culpa por de alguma maneira se sentirem responsáveis pelo ocorrido.

Um sábio já disse “não se pode voltar a traz e fazer um novo começo, mas podemos mudar agora e fazer um novo fim”. Elimine esse trauma da sua vida e viva uma vida mais plena e mais feliz.

Alex Cruanes

Diretor clínico da Hipnose Clinic

Compartilhar

Tags

Outros Posts