Como é bom parar de roer unhas

Postado em 8 de maio de 2017

Roer unhas

Um olhar, um sorriso, o primeiro encontro, namoro, noivado e o tão sonhado dia do casamento. Só nesta primeira linha de texto já se foram as unhas. Roer as unhas, além de ser um péssimo hábito que deixa suas mãos esteticamente feias, também pode causar muitos prejuízos para sua saúde e bem-estar como um todo. As unhas podem causar graves problemas estomacais se forem ingeridas e, até mesmo, prejudicar a saúde bucal.
Na clínica odontológica percebemos como o mau hábito de roer unhas é mortal para a saúde, ainda mais quando está associado ao hábito de chupar dedo ou mordiscar objetos como lápis e canetas. Estes maus hábitos desorganizam toda a estrutura bucal, atrapalham o alinhamento dos dentes, o crescimento da arcada dentária e no caso de roer unhas e mordiscar objetos, ainda temos desgaste e/ou fratura de partes de estruturas dentárias.
O hábito de roer as unhas é chamado de onicofagia. É considerado um problema crônico que afeta homens e mulheres, pode acontecer em qualquer faixa etária e geralmente está relacionado a desajustes emocionais. O hábito, então, funcionaria como uma válvula de escape para distrair a atenção do que tem causado a ansiedade ou estresse. Tanto é que alguns comem chocolate, fumam e outros roem as unhas. Desta forma, um dos passos mais importantes para eliminar este mal é descobrir as raízes do problema, a fim de que o mesmo seja tratado.
Parar de roer as unhas, da mesma forma que parar de fumar, não é algo fácil, depende primeiramente da força de vontade e do empenho em parar. Existem algumas técnicas, como esmalte com gosto ruim e medicações que podem inibir este comportamento, mas nenhum deles possui garantias de sucesso. Portanto, é importante que a pessoa lide diretamente com o problema e busque uma vida mais equilibrada, uma alimentação mais saudável e que entenda a importância de relaxar, ter um momento de lazer em família, de estar ao lado de quem ama e te faz bem. Encontre algo que te dê prazer, cultive um hobby, tire alguns minutos da sua semana para fazê-lo. Isso na maioria dos casos funciona super bem!
Um grande abraço, fiquem com Deus e até a próxima.

Por: Dr. Fabrício José Araújo
CRO-SP 80665 (Arujá/SP)
Especializado em implantodontia
Contato: 4653-1361
fabricio@fabricioimplantes.com.br

Compartilhar

Outros Posts