Como deixar de procrastinar?

Postado em 2 de julho de 2019

De acordo com o dicionário, “procrastinar” é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois.
A procrastinação é um comportamento considerado normal ao ser humano, no entanto pode ser muito prejudicial quando começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.
Quando escrevo este artigo, tenho prazos a cumprir, se porventura não os atender acabo por atrasar o trabalho de todos os profissionais envolvidos. Ou seja, desencadeio correrias desnecessárias e comprometo o horário dos outros, que afinal de contas nada têm a ver com os meus problemas e acabam tendo dificuldades e dores de cabeça por causa de falhas que não são deles.
Uma frase para reflexão: ser profissional não é dizer que não deu para fazer; é avisar antes que não atende ao prazo. Deve buscar formas de atender.
Algo a se esclarecer é que não confundamos mais ser assertivo com ser agressivo ou indelicado. Assertiva é a pessoa que ao receber uma solicitação de alguém, do chefe etc, ouve atentamente, analisa sua agenda e compromissos e com objetividade afirma que a tarefa que está sendo pedida poderá ou não ser feita no prazo requerido. E negocia um prazo possível.
Este ato evita expectativas e os atrasos em cadeia. Demonstra a seus chefes, colegas, que estão lidando com um profissional responsável e ciente de suas possibilidades.
Existem algumas técnicas simples que ajudam a diminuir o ritmo da procrastinação, focando principalmente na otimização da divisão do tempo de produção de trabalho, de entretenimento e descanso.
Por meio de mínimos gestos, deixa-se claro o respeito e apreço por seu tempo, além de jamais minimizar a importância de seu trabalho.
Este é um dos adjetivos do ser humano. Ao ser mais assertivo, mesmo sem perceber acaba por ser agente do sentimento de convívio com profissionais, família, com amigos e demais pessoas que são parte da sua vida. Dê um basta no “amanhã eu faço”!

Por: Eduardo Prado
Gênesys Organização Contábil
Fone: 4655-4859

Compartilhar

Outros Posts