Como cuidar do seu terno

Postado em 16 de março de 2020

Os ternos são conhecidos por serem as peças mais sofisticadas do guarda-roupa masculino e, muitas vezes, as que contaram com o maior investimento. Por isso é muito comum que os homens tenham grande cuidado com essas peças e procurem sempre usar, lavar e guardar sem causar nenhum dano. Mas existem muitos homens que sentem dúvidas sobre esse assunto. Para ajudá-los selecionamos cinco dicas para cuidar do seu terno.

1 – Procure cabides resistentes e indicados para essas peças
O primeiro passo para conservar o seu terno é pendurá-lo nos cabides certos. Procure os mais resistentes e com ponta dupla, porque eles imitam a forma natural do corpo e evitam que as peças fiquem marcadas. No caso das calças, procure dobrá-las corretamente, dobrando no meio da cintura. Busque sempre guardar o paletó desabotoado, evite usar capas nas peças, porque isso pode abafar o tecido e causar danos.

2 – Preste atenção no ambiente que vai guardar o seu terno
Analise o seu guarda roupa e certifique-se que ele não seja muito úmido, porque isso coloca em risco a durabilidade das suas peças. Procure sempre armazená-las em um local com boa ventilação. Caso não tenha outra opção, recorra a produtos que absorvem a umidade do local e impeçam a proliferação de fungos, que são causadores do mofo.

3 – Não demore em remover as manchas
Nunca guarde as suas roupas manchadas com alguma bebida, comida ou produto. Procure higienizá-las o mais rápido possível, porque o tempo faz toda diferença nesses casos. Se essas manchas forem pequenas pode ser utilizado um produto de limpeza a seco na região afetada. Já quando elas têm proporções maiores você deve apostar na lavagem integral. Muitas pessoas preferem lavar os ternos em lavanderias.

4 – Lave de forma correta em casa para evitar danos
É importante que nunca lave o seu terno em máquina, porque pode ser danificado durante esse processo. Procure lavar a mão, pois isso vai garantir a maior durabilidade das peças. Comece lendo as instruções presentes na etiqueta das peças para saber as contraindicações para a lavagem. Coloque as peças de molho em um recipiente com água e sabão neutro por cerca de 30 minutos. Após isso, escove a peça com cuidado, enxágue e finalize retirando o excesso de água. Na hora de estender a peça é importante que tenha também alguns cuidados, procure pendurar em cabide e depois no varal, para evitar que as peças fiquem com as marcas do pregador. Se a etiqueta apresentar o símbolo significa que a lavagem deve ser a seco, modalidade para lavanderias especializadas.

5 – Procure passar o seu terno apenas quando houver necessidade
Não é necessário que passe as suas peças todas às vezes quando for usar, principalmente se você os guarda de maneira correta. Procure fazer esse procedimento apenas quando o seu terno estiver muito enrugado. E quando houver necessidade, passe com grande cuidado para evitar a alta temperatura, que pode criar um efeito indesejado para as suas peças.

Por: José Thomé
Ficou na dúvida?
Chama a “Maria! Maria Lavadeira
Contato:(11) 4653-7910
Whatsapp: (11) 9.7374-5377
Compartilhar

Tags

Outros Posts