CMDCA Arujá: Há mais de 15 anos trabalhando em prol dos direitos da criança e adolescente

Postado em 31 de dezembro de 2017

Um trabalho totalmente voluntário de uma entidade sem fins lucrativos, que visa apenas fazer valer os direitos da criança e do adolescente, assim é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Um órgão responsável pelas políticas públicas de defesa de direitos e promoção do bem estar social da criança e do adolescente presente em vários municípios. Em Arujá este órgão existe há mais de 15 anos.
Pela segunda vez consecutiva a advogada Maria da Conceição Melo Veras Galbetti preside o CMDCA de Arujá. “Desenvolvemos um trabalho voluntário, visando sempre garantir os direitos deles [criança e adolescente]”, acrescenta a presidente.
Com um trabalho fiscalizador, o CMDCA é um órgão deliberativo municipal que controla e promove ações públicas e privadas. Esse órgão faz a gestão dos recursos que são direcionados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). O CMDCA é uma instituição composta por membros da sociedade civil (50%) e do Poder Executivo Municipal (50%), que tenham cargos de direção em instituições voltadas para o segmento crianças e adolescentes e representantes de diversas secretarias do Governo. A criação desse conselho está disposta e prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Todos os membros prestam seus serviços ao Conselho voluntariamente.
“Formular a política municipal dos direitos da criança e do adolescente, definindo as prioridades e controlando as ações de execução; opinar sobre o orçamento municipal destinado ao desenvolvimento das políticas que visam o atendimento dos direitos da criança e do adolescente; fixar critérios de utilização das doações, subsídios e demais receitas através de planos de aplicação; estas são algumas das ações que desenvolvemos”, explica doutora Maria da Conceição.
Dentre os trabalhos que foram desenvolvidos pelo CMDCA de Arujá está a aprovação do Plano Municipal de Prevenção e Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Agora o Conselho caminha para a elaboração do Plano de Atendimento Socioeducativo. É a partir da criação destes planos que se estabelecem diretrizes para a promoção de ações e tomada decisões.
“Com a aprovação do Plano de Prevenção de Combate à Violência Sexual, nós desenvolvemos palestras nas escolas estaduais quanto à prevenção e divulgação do abuso, dentre outras atividades”, acrescenta a presidente.
Outra ação que a doutora Maria da Conceição pretende desenvolver é buscar recursos para o CMDCA, para que estes sejam aplicados em projetos nas áreas da criança e do adolescente. Despertar, por exemplo, no empresariado, a ideia de que eles podem destinar parte de seu Imposto de Renda para o CMDCA e assim o imposto pago ficar na cidade, sendo aplicado exclusivamente em projetos sociais, é uma das metas do Conselho.
“É extremamente importante que as pessoas participem das ações do Conselho. Todos podem ajudar diretamente as crianças e adolescentes do município”, conclui doutora Maria.
Participe do CMDCA Arujá!
O Conselho atende de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Rua Adhemar de Barros, 60, Centro de Arujá (prédio do Sincomércio ao lado do supermercado Dia).
Mais informações pelo telefone (11) 4655 8436.

Compartilhar

Outros Posts