Caspa: saiba como tratar

Postado em 27 de junho de 2022

Quem já teve aquele constrangimento de colocar uma roupa mais escura e ficar cheio de flocos brancos pela roupa?
A caspa é um problema comum, que pode acometer o couro cabeludo, barba e sobrancelhas. Nada mais é que um aglomerado de células mortas da pele do couro cabeludo, formando flocos secos de pele brancos e visíveis, comumente acompanhada de coceira no couro cabeludo.
No couro cabeludo seco, a caspa se caracteriza por flocos brancos pequenos e finos que caem facilmente e “sujam” a roupa.
Tem também a caspa oleosa, que é a dermatite seborreica, sendo esta mais espessa e grudada no couro cabeludo, observa-se o couro cabeludo mais oleoso e avermelhado.
Diversos são os fatores que podem desencadear a caspa, bem como: banhos muito quentes; uso de shampoo inadequado para tipo de couro cabeludo; escovas ácidas; ficar muitos dias sem lavar os cabelos; depósito de cremes no couro cabeludo; excesso de calor como de secador de cabelo; problemas intestinais, dentre outros.
Algumas dicas para o dia a dia podem ajudar a controlar essa situação, como, por exemplo: evite usar shampoos agressivos como os antirresíduos, isto pode piorar o quadro, prefira um mais adequado, com Ph equilibrado, sem parabenos, petrolatos, isso fará toda a diferença; shampoo com proposta de prébiótico, pelo menos uma vez na semana é uma boa sacada, já que essa microbiota do couro cabeludo precisa ser equilibrada; evite banhos muito quentes, uso excessivo de secador e escova, tudo isso fará o corpo entender como agressão; água termal rica em minérios, óleos essenciais como lavanda, alecrim, também podem ser usados após lavar o couro cabeludo; uma alimentação equilibrada faz toda a diferença, converse com sua nutricionista e verifique uma possível disbiose intestinal, na maioria dos casos ela está associada.
E, se preciso for, procure consultar um tricologista, esse é o profissional que está apto a cuidar das disfunções do couro cabeludo e fios. Ele pode ajudar a orientar melhor a necessidade de algum cosmético personalizado, bem como se necessário traçar um protocolo de tratamento.

Andressa Jácomo
Crefito-3 /149542-F
Tricologista e Terapeuta Capilar
Formada pela Academia Brasileira de Tricologia
Contato: (11) 99544-9684
Compartilhar

Tags

Outros Posts