Brotas, capital do turismo de aventura

Município é cenário perfeito para atividades radicais e ecoturismo

Postado em 11 de março de 2018

Brotas - Foto: Carlos Zaith

Localizada no centro do Estado de São Paulo, a apenas 240 quilômetros da Capital, Brotas é o cenário perfeito para prática de turismo de aventura e ecoturismo. Dos mais radicais aos mais tranquilos, o município concentra a maior oferta de atrativos desta natureza no Brasil: rafting, boia-cross, canionismo, rapel, arvorismo, tirolesa, caminhada na natureza, cachoeirismo, cicloturismo, cavalgada, quadriciclo, passeios off road, circuito cable, caiaque, queda livre, entre outros, e mais recentemente também tirolesa com bicicleta. Por isso, tem o título de capital do turismo de aventura. É adrenalina pura!
Com o detalhe de que Brotas, cidade natal do cantor Daniel, reúne a maior oferta de atividades de turismo de aventura e ecoturismo com o selo do Inmetro, o que é sinônimo de segurança para o turista. Para quem quer contemplar a natureza e tomar um banho de cachoeira ou de rio as opções são várias. Abertas à visitação, com infraestrutura para receber visitantes, são 20 cachoeiras – a queda da mais alta é de 60 metros – e cada uma com um atrativo e um charme específico. Sem falar nas paisagens, que são incríveis graças ao relevo assimétrico das cuestas com encostas cobertas de mata atlântica e pedras de arenito que afloram em meio à vegetação de cerrado.
O Rio Jacaré-Pepira, cujas águas no trecho que corta o município têm 89% de pureza, completa o belo cenário e amplia as opções de lazer. As quedas e corredeiras, além de um espetáculo aos olhos, são perfeitas para praticar várias atividades do turismo de aventura. E no trecho que ele é represado, no Bairro Patrimônio, bem pertinho de várias cachoeiras, é o local perfeito para pesca e para vários esportes aquáticos.

Planetário mais moderno da América Latina
Considerando o tamanho da cidade – 23 mil habitantes, de acordo com o IBGE-, ela vai te surpreender com as atrações na área urbana. Além de um bom número de restaurantes, hotéis, teatro, cinema, casa de espetáculos, fica lá o CEU – Centro de Estudos do Universo, que abriga o mais moderno observatório e planetário da América Latina. Perfeito, uma vez que em Brotas o céu costuma ser muito estrelado.
Para um final de tarde, nada mais agradável do que passear pela cidade observando os casarões da avenida principal, erguidos na época áurea da atividade cafeeira no município, e visitar o Museu do Café. Claro que comprinhas não podem faltar. Os artesãos locais estendem, principalmente, bordados e artigos feitos de bambu aos olhos dos turistas. E a cidade tem um atrativo especial: um ateliê de cerâmica que, além de comercializar belas peças, possibilita, mediante agendamento, observar a queima do material com técnica japonesa chamada raku.

Delícias caipiras
Interior que é interior não pode faltar fazenda. Em Brotas, algumas delas abrem suas porteiras aos turistas num verdadeiro “dia de lida” com a possibilidade de tirar leite da vaca, passear de charrete, comer fruta colhida no pé e conhecer a fabricação de laticínios. É claro que tudo isso dá fome. Fique tranquilo. São servidos deliciosos lanches com quitutes típicos. Sem falar que você ainda pode levar comidinhas e bebidinhas para casa. Vários produtores rurais da agricultura familiar produzem, de maneira artesanal, licores, cachaças, doces regionais e compotas variadas, além de processar um saboroso mel.

Descanso
Ah, você prefere descansar? Há uma gama variada de meios de hospedagens, dos mais econômicos, aos mais sofisticados. Alguns oferecem atividades no próprio espaço, como arvorismo, stand up paddle, rio para banho e pesca, parque aquático, acesso a cachoeira, turismo rural, tirolesa e pomar. Outros têm serviços para o turista relaxar, como redário, sauna e ofurô. Se quiser, é possível dormir até bem mais tarde sem ouvir barulho algum. E para quem quer passar apenas um dia em Brotas Além dos sítios turísticos, cachoeiras e outras atividades na zona urbana e rural, vários hotéis funcionam também com day use.

Estrutura
Brotas tem uma estrutura digna de conceituados destinos turísticos, com atrativos para jovens, casais e famílias com crianças. Para receber os turistas, distribuídos entre a cidade e a zona rural, mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resorts, 62 estabelecimentos gastronômicos e oito operadoras que cuidam de tudo para que a diversão esteja garantida.
O município vem despontando, também, na cena gastronômica. O maior ícone nesta área é o Brotas Gourmet, festival que é realizado há seis anos consecutivamente, sempre no mês de agosto. Além da evolução da culinária dos restaurantes já estabelecidos, novos empreendimentos da área estão surgindo, ampliando o leque de opções gastronômicas para os turistas. E o destaque vem também na área de bebidas. A festa da cerveja artesanal, organizada pela Cervejaria Brotas Beer, está no mesmo caminho do Brotas Gourmet.

Serviço
Localizada a 240 quilômetros da capital São Paulo, Brotas é um destino de fácil acesso, pelas melhores rodovias do País: Bandeirantes, Anhanguera, Washington Luís e SP-225 (Eng.º Paulo Nilo Romano). Saiba mais em
www.brotas.tur.br.

Compartilhar

Outros Posts