Bichectomia – a cirurgia plástica para redução das bochechas

Postado em 29 de junho de 2017

bichectomia

A bichectomia é um tipo de cirurgia plástica facial onde ocorre a retirada total ou mesmo parcial de duas bolsas de gordura localizadas uma de cada lado da boca, nas bochechas, independentemente se a pessoa está ou não acima do peso, chamadas “bolas de Bichat”. Essas bolas ou bolsas de gordura foram descobertas e descritas em 1802 por um anatomista francês chamado Marie François Xavier Bichat, explicando assim o nome bichectomia.
O que leva a pessoa a procurar este tipo de cirurgia plástica?
Insatisfação com o volume das bochechas (bochechas muito cheias, salientes); rosto com volume aumentado (mesmo quando a pessoa perde peso as bochechas continuam grandes); traços do rosto muito grosseiros, assimétricos e sem harmonia; desejo de uma estética facial mais atraente e sedutora.
O procedimento inicialmente era indicado para quem tinha problemas como, por exemplo, morder frequentemente a bochecha devido ao estreitamento do corredor bucal, que é um espaço entre a bochecha e os dentes. Lesões frequentes nesta área podem causar proliferação de bactérias que causam mau hálito, doenças bucais, periodontais, além de aumentar as chances de desenvolvimento de um câncer bucal. Portanto, com esta intervenção cirúrgica resolvia-se a questão e evitava a possibilidade de problemas maiores. Entretanto, o interesse pelo procedimento aumentou devido às mudanças dos padrões de beleza, os quais elegeram os rostos mais finos como símbolos de charme e sedução.
A retirada da bola de Bichat causa o que as mulheres chamam de “efeito blush”, ou seja, as “maças do rosto” parecem mais proeminentes e o rosto mais fino, resumindo, realça o rosto, deixando-o mais contornado. Faz-se bom lembrar que o procedimento também é muito procurado pelos homens, os quais pretendem realçar seus traços e diminuir as chamadas “bochechas de Fofão”, sem de forma alguma perder o aspecto masculino.
A bichectomia é um procedimento relativamente simples, desde que observadas e respeitadas as estruturas anatômicas importantes presentes na face. É realizada através de uma incisão intraoral pequena, portanto não deixa cicatriz aparente, e sua duração média é de 40 minutos a uma hora, contudo, como toda cirurgia é importante que se conheçam os seus detalhes e cuidados necessários para que o resultado seja aquele tão desejado.
Desde já um grande abraço a todos e fiquem com Deus.

Por: Dr. Fabrício José Araújo
CRO-SP 80665 (Arujá/SP)
Especializado em implantodontia
Contato: 4653-1361
fabricio@fabricioimplantes.com.br

Compartilhar

Outros Posts