Aproveitar o momento

Postado em 11 de março de 2019

O ano começou e você está com a firme disposição de viver melhor e principalmente ser uma pessoa melhor. É um processo natural. Somos seres humanos e sempre queremos nos aperfeiçoar. Já comentei aqui sobre estratégia e minha definição para estratégia: é o meio utilizado para conciliar a situação presente com o futuro desejado. Tenho muita empatia com o verbo conciliar. Ele representa harmonia, tranquilidade, paz. E o que isso tem a ver com estratégia? Ora, tudo, pois pensar estrategicamente significa definir bem os objetivos a atingir e organizar-se para ter sucesso na empreitada. Isso inclui uma meticulosa análise das condições, dos recursos disponíveis e da distância a ser percorrida. Os sonhos devem ser grandes, mas devem também ser factíveis, o que tem a ver com a situação presente. Sem conciliação, nada feito.
Por isso, em épocas como esta, em que fizemos planos para o ano que começa, é conveniente revisar o que fizemos no ciclo que encerrou e perguntar qual a situação real nesse momento. O presente é a ponte entre o passado e o futuro.
O país vive um momento de euforia, com perspectivas de crescimento acelerado e sustentável. Essa realidade influi tremendamente em nossas carreiras.
Boas perspectivas para o País? Sim, desde que as oportunidades sejam acompanhadas por aquilo que as sustentará: recursos, que podem ser divididos em físicos, intelectuais e morais. O sonho de um Brasil grande será factível se tivermos infraestrutura, educação e civilidade. Mercado existe.
Se você fosse o Brasil, o que faria para aproveitar este bom momento da economia? Que providências tomaria para não deixar passar a oportunidade? Conhecimento, habilidade, atitude, networking, valores, organização. Essas são premissas para engrenar uma carreira sólida e promissora. Sem providenciá-las, sonhar passa ser inócuo. Conciliar o que você é com o que você deseja ser é o mantra a ser seguido. Sem conciliação não há solução.
Vamos começar o ano com o pé direito e firme.

Por: Eduardo Prado
Gênesys Organização Contábil
Fone: 4655-4859

Compartilhar

Tags

Outros Posts