Aposentadoria especial para profissionais de saúde

A empresa GN Editorial & Negócios trouxe a Arujá uma palestra esclarecedora sobre o assunto.

Postado em 12 de dezembro de 2019

Atividade foi desenvolvida na noite de 06 de novembro, no JM Café, em Arujá, voltada especialmente para profissionais da área de saúde. O palestrante Dr. Vitor Soares de Carvalho – especialista em Direito Previdenciário – abordou o tema “Aposentadoria Especial para Profissionais de Saúde” e explicou detalhadamente quais os caminhos legais para se conseguir o benefício junto ao INSS. Também participou do evento, especialmente na sua organização, o consultor empresarial Ailton Tertuliano.
Durante cerca de uma hora Dr. Vitor Carvalho, da Carvalho & Ferreira Sociedade de Advogados, mostrou com ênfase as instruções necessárias para que o profissional de saúde consiga o benefício ao completar 25 anos de contribuição. Segundo Dr. Vitor, essa é uma informação que poucos conhecem. “O Poder Público não tem interesse de que isso seja divulgado”, enfatizou.
Antes de se aprofundar no tema em questão, Dr. Vitor fez uma breve explanação sobre como as mudanças na nova Lei da Previdência irão afetar os trabalhadores e citou o fator previdenciário como o grande vilão dessa história. “A Nova Previdência é um tema emergente, não se pode negar. Nosso trabalho é ajudar o trabalhador a conquistar os seus direitos na Justiça. Muitos profissionais de saúde não sabem que podem requerer o benefício com 25 anos de contribuição, e é aí que entra o nosso trabalho. Para requerer a aposentadoria especial é necessário apresentar alguns documentos específicos. Comprovar, por exemplo, a insalubridade, apresentar o PPP – Perfil Profissiográfico Profissional – e o LT CAT, o qual precisa ser feito por uma empresa especializada”, orientou.
Conforme esclarecimentos feitos na palestra, o direito à aposentadoria especial existe desde 1991 e foi criado através do artigo 57 da lei 8213/91. Mas para requerer o benefício, só através da Justiça mediante contratação de um advogado. “É necessário procurar um profissional da área. Nós estamos aqui para trazer conhecimento e esclarecimento sobre esse tema que é bastante complexo. Já palestramos para mais de 350 profissionais de saúde e a maioria desconhecia ter o direito à aposentadoria especial após 25 anos de contribuição”, explica Dr. Vitor.
Tanto Dr. Vitor quanto Ailton Tertuliano mostraram o tamanho do prejuízo que um profissional de saúde tem ao deixar de requerer a aposentadoria especial quando completa 25 anos de contribuição. Dependendo do tempo excedente, aos 25 anos o valor que o profissional deixa de arrecadar é muito alto. Ao mostrar esses números através de uma planilha os profissionais que participaram da palestra ficaram bastante surpresos.
Você que é profissional de saúde e já tem pelo menos 25 anos de contribuição e precisa dar entrada no requerimento de aposentadoria junto ao INSS pode entrar em contato com a Carvalho & Ferreira Sociedade de Advogados e tirar suas dúvidas sobre o assunto. Os telefones para contato são (12) 3911-8102 e (12) 99636-8076.

Compartilhar

Outros Posts