Alunos de Mogi distem sobre Democracia em evento na Câmara Municipal

Postado em 11 de outubro de 2017

capa

O Núcleo de Filosofia e Atualidades do Colégio São Marcos realizou nos dias 6 e 7 de outubro, na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, o 5º Simula Mogi, um fórum de discussão estudantil que reuniu alunos do Ensino Médio da rede pública e privada para debater sobre questões políticas e econômicas em alta no Brasil. O evento aconteceu em duas etapas e teve como tema “Caminhos para a reconstrução da democracia brasileira”.

O 5º Simula Mogi contou com a participação de alunos do Colégio São Marcos, Santa Mônica, Gutemberg, Aruã e da rede pública que presidem grêmios estudantis na cidade. Em torno de 10 horas de debates, os alunos tiveram na agenda de discussões assuntos como: denúncias da J&F, Operação Lava Jato, reforma da Previdência, privatização da Petrobrás, reforma política entre outros.

Neste Fórum, os alunos representaram partidos políticos e entidades de classe.

A organização do 5º Simula Mogi contou com a presença e apoio dos ex-alunos do São Marcos Thiago Godoy e Thaís Palanca, hoje estudantes de Relações Internacionais da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado. Vale lembrar que projeto é coordenado pelo professor José Henrique Porto.

Segundo professor Porto, essa prática evita a doutrinação política e tem a diplomacia como diferencial, onde visam à vitória de todos. Para ele, existem duas missões principais presentes nos debates: “A primeira é por ser o mais político dos atos, onde todos devem estar sempre abertos ao diálogo e, a segunda, buscar a vitória efetiva, que só ocorre quando todos vencem”, comentou o professor.

O projeto surgiu a partir da inspiração em um modelo britânico de orientação política, no qual a oratória dos estudantes é estimulada por meio de debates.

 

Compartilhar

Tags

Outros Posts