A oportunidade

Oportunidade significa aproveitar uma ocasião favorável, ensejo, conveniência, qualidade de oportuno.

Postado em 27 de junho de 2018

Quando alguém está disponível ao mercado de trabalho, quer dizer estar em busca de uma oportunidade. Ao pensar no processo laboral surge uma pergunta: todos os funcionários de minha equipe, ou mesmo da minha empresa, têm condições de realizar as mesmas tarefas com esmero, competência e responsabilidade?

Certamente, não!

Como bem afirmou John Kennedy: “Todos nós temos talentos diferentes, mas todos nós gostaríamos de ter iguais oportunidades para desenvolver nossos talentos”.

Quantos colaboradores, por timidez ou inibição, deixam de apresentar suas ideias que, se colocadas em prática, fariam transformações no processo evolutivo da empresa que os contrata. Em consequência, pela falta de oportunidade, acabam desanimados e se acomodam em suas funções e nas atividades rotineiras.

Conhecer o funcionário a fundo, observar sua personalidade, é de bom alvitre, pois àqueles que se sentem inibidos, poderão em grupos menores, participar e se expressar ativamente, contribuindo com ideias criativas para vencer desafios surgidos. Aqui vale parafrasear Demóstenes: “Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos”.

Observe cada um dos seus funcionários. Perceba como lidam com a mesma tarefa. Ofereça oportunidade igual a todos, cada qual com sua aptidão e empatia.

Tenha certeza, o processo será concluído com detalhes e qualidade inimagináveis, pois todo ser humano é apaixonado por desafios e toda ideia bem executada depende da união de todos.

Seja o otimista que transforma as dificuldades em oportunidades deixando de lado o pessimista que transforma as oportunidades em dificuldades, como citou Harry Truman.

Até a próxima semana!

Hugo Felipe Alferes
Psicólogo, Trainer Master Advacend Coach.
Diretor da Empresa Pense Sempre Positivo.
Contato (11) 4115-9674/ (11) 98911-4351
www.pensesemprepositivo.com

Compartilhar

Tags

Outros Posts