7 maneiras de saber se é preciso fazer a cirurgia bariátrica

Postado em 2 de julho de 2019

A cirurgia bariátrica e metabólica é a alternativa mais segura e eficaz para o tratamento da obesidade e de doenças associadas a ela, como, por exemplo, diabetes tipo 2, pressão alta e apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado (esteatose).
Mas muitas pessoas se perguntam: será que preciso fazer a cirurgia bariátrica? Considerando que esse é um procedimento de mudança de vida, é preciso avaliar se ela é indicada para você.
Abaixo mostramos algumas maneiras para você descobrir se é mesmo um candidato a fazer a cirurgia bariátrica. Vamos lá?

1. É preciso fazer a cirurgia bariátrica se:
• Os esforços para perder peso com dieta e exercícios não tiveram sucesso;
• Seu índice de massa corporal (IMC) é de 40 ou superior (obesidade grau 3);
• Seu IMC é de 35 a 39,9 (obesidade grau 2) associado a algum grave problema de saúde relacionado com o peso, como diabetes tipo 2, pressão arterial elevada ou apneia do sono;

2. Através da avaliação médica multidisciplinar
Mesmo que você se enquadre nos requisitos acima, você passará por outras avaliações médicas para se qualificar para a cirurgia de perda de peso.
Uma equipe de profissionais de saúde – composta por um nutricionista, psicólogo, endocrinologista, cardiologista e cirurgião – irá avaliar se é preciso fazer a cirurgia bariátrica ou trabalhar outras formas de perda de peso.

3. Baseando-se na sua nutrição e histórico de peso
Para entender se é preciso fazer a cirurgia bariátrica é necessário revisar suas tendências de aumento de peso, tentativas de dieta, hábitos alimentares, regime de exercícios, nível de estresse, motivação, compulsões alimentares, entre outros fatores.

4. Conhecendo a sua condição médica
É fundamental comunicar ao médico quais medicamentos você toma, quanto álcool você bebe e se você fuma. Você também terá que fazer um exame físico completo e testes laboratoriais. Os resultados desses testes e exames irão ajudar a determinar sua condição clínica para realizar a cirurgia.

5. Estado psicológico
Certas condições psicológicas podem contribuir para a obesidade ou tornar mais difícil manter os benefícios conquistados com a cirurgia bariátrica. Aqui podemos incluir o transtorno de compulsão alimentar, abuso de substâncias como álcool e medicamentos, bem como a depressão.

6. Motivação
É fundamental avaliar sua motivação, sua vontade e sua capacidade de seguir com as recomendações para o procedimento cirúrgico (engajamento). Os cuidados extras estão em seguir à risca as alterações prescritas em sua dieta e rotina de exercícios.

7. Atentando-se à sua idade
Os riscos aumentam à medida que você envelhece, influenciando na indicação cirúrgica. A idade máxima permitida é de 75 anos.
Se você está pensando se é preciso fazer a bariátrica e se ela é de fato a melhor alternativa para a perda de peso, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em fazer uma avaliação.
Não deixe para depois, sua saúde é seu maior bem.

Por: Dr. Luciano Machado
CRM/SP 147728
Cirurgião Bariátrico
Contato: 4858-1081 / 94070-3043 / 96856-8008
www.drlucianopereira.com.br
Compartilhar

Outros Posts