O que é ovário policístico?

Postado em 7 de abril de 2021

 

Caracterizado pela presença de vários cistos, como pequenas bolsas cheias de líquido com aspecto de sagu, o ovário policístico é uma doença que desencadeia alterações na menstruação. Ela causa distúrbios hormonais, aumentando o androgênio (hormônio masculino) nas mulheres, desencadeando problemas com a fertilidade.
A mulher com ovário policístico pode engravidar. Não precisa entrar em pânico. É preciso fazer um diagnóstico preciso com ginecologista para avaliar as condições de funcionamento dos ovários e realizar um tratamento adequado para melhorar a fertilidade.
Muita acne, excesso de pelos no rosto e pescoço, obesidade, manchas escuras, podem ser desencadeados pelas alterações do hormônio masculino androgênio. Fazendo um tratamento precoce a mulher pode melhorar o quadro clínico, porém, se não se tratar, pode desencadear outras patologias, como diabetes tipo 2, cardiopatia, câncer de endométrio, endometriose e infertilidade.
A mulher também pode apresentar alterações na menstruação, como cólicas, ciclo irregular com espaços de 42 dias, com mais ou menos de sete menstruações por ano.

Tratamento
O tratamento de ovários policísticos depende do tamanho dos cistos. Se for cisto folicular, por vezes não há necessidade de cirurgia. Pode ser realizado tratamento clínico com antiandrogênicos.
Já se o quadro clínico for de cistoadenoma gigante, é necessário submeter a paciente a uma intervenção cirúrgica, pois pode desencadear infertilidade.
A recomendação é sempre procurar um especialista em ginecologia para avaliar o quadro clínico, principalmente ao verificar qualquer sintoma de Síndrome do Ovário Policístico.

Por: Dr. Hiditoshi Ishikiryama
Ginecologia e Obstetrícia
CRM 22778
Reprodução Humana e Cirurgia
Pertence à equipe de Reprodução Humana I.V.I. junto com Dra. Silvana Chedid Grieco
Foi coordenador de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Santa Helena Unimed Paulistana
Canal no YouTube: Dr. Hiditoshi Ishikiryama
Foto: Freepik
Compartilhar

Outros Posts