5 tendências da arquitetura pós-pandemia

Postado em 29 de julho de 2020

A pandemia tem impactado diversos segmentos do nosso cotidiano, e a arquitetura, sem dúvidas, é um deles. Mais tempo em casa, ressignificação do lar, um olhar novo para o home office, reforço na limpeza dos ambientes… com tantas mudanças, algumas tendências na arquitetura pós-pandemia prometem ganhar os imóveis nos próximos meses. Confira as dicas da arquiteta Mariana Mota, diretora da Cerbras, indústria de referência nacional e internacional em porcelanatos e revestimentos cerâmicos.

1 – Revestimentos de fácil limpeza
A pandemia nos fez refletir sobre a importância da higienização dos ambientes. Revestimentos como cerâmicas e os porcelanatos são grandes destaques pela facilidade de limpeza, principalmente os polidos e acetinados. Prestar atenção na desinfecção dos revestimentos utilizados nos projetos dos imóveis é, agora, além de praticidade, questão de saúde.

2 – Ressignificação do lar
A casa tem nos acolhido. Com mais tempo recluso, o período de quarentena nos fez olhar mais para cada detalhe da casa, aprendemos a olhar nosso lar como ambiente de aconchego e que precisa de atenção. Por isso, manutenções de pisos, paredes, revestimentos, além de investimentos em decoração prometem ser mais assíduos nos próximos meses.

3 – Tecnologia
A tecnologia promete ser aliada na hora de garantir espaços cada vez mais modernos, confortáveis e com produtos duráveis. Ganham destaque os porcelanatos com tecnologia anti-manchas, revestimentos com imagem full HD e produtos que são desenvolvidos com nanotecnologia.

4 – Home Office
O Home Office parece ter sido uma experiência que veio para ficar. Muitas empresas já prometeram que vão passar a adotar o modelo de trabalho após a pandemia e, por isso, nosso local de trabalho em casa merece atenção. Vale a pena adaptar o seu escritório doméstico com reformas pontuais e com o uso de equipamentos adequados, para garantir mais conforto na hora de trabalhar.

5 – Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma das peças chaves na decoração dos próximos meses. Não só no uso de materiais com redução de impactos ambientais, mas na escolha de empresas que têm a responsabilidade socioambiental como compromisso.

Compartilhar

Outros Posts